Em 2024, todas as praias do município de Albufeira voltam a reunir as condições de qualidade para serem distinguidas com a Bandeira Azul, o certificado europeu de excelência ambiental. Este prestigiado galardão, deliberado por um júri internacional, pressupõe o cumprimento de um conjunto de 32 critérios que integram os domínios da Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental de Equipamentos e Segurança e Serviços.
Albufeira é uma vez mais, o concelho do país com maior número de distinções, estando reunidas as condições para hastear 26 Bandeiras Azuis na época balnear deste ano, 25 em águas balneares e uma na Marina de Albufeira.
.
Eis as praias galardoadas:
Alemães; Arrifes; Aveiros; Belharucas; Castelo; Coelha; Evaristo; Falésia/Açoteias; Falésia/Alfamar; Galé Leste; Galé Oeste; Inatel; Manuel Lourenço; Maria Luísa; Olhos d’Água; Oura; Oura-Leste; Peneco; Pescadores; Rocha Baixinha; Rocha Baixinha/Nascente; Rocha Baixinha/Poente; São Rafael; Salgados; Santa Eulália e Marina de Albufeira.
O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.