Albufeira marcou presença na FITUR Madrid, com espaço inovador
28-01-2026

Albufeira foi um dos concelhos algarvios presentes na edição deste ano da FITUR Madrid. A feira, que decorreu entre 21 e 25 de janeiro, contou com a presença de nove municípios algarvios - Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e Tavira - que, numa ação inovadora de participação conjunta, se apresentaram num stand comum, com o objetivo de promover o Algarve de forma integrada e articulada.


A participação de Albufeira resultou de uma parceria entre a APAL - Agência de Promoção de Albufeira e o Município de Albufeira. A comitiva foi constituída por Rui Cristina, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Luna Silva, Presidente da Assembleia Municipal, Cristina Corado, Vereadora da Câmara Municipal de Albufeira com o pelouro do Turismo, e Desidério Silva, Presidente da APAL, além de uma equipa de técnicos responsáveis pelo acompanhamento dos visitantes e pela organização das várias apresentações realizadas. Destaque também para a presença dos cinco associados da APAL que participaram com balcão próprio neste espaço - Luna, Highgate, Mirachoro, AlgarExperience e Seacret Tours - além de várias dezenas de outros empresários e quadros de empresas ligadas ao setor que ali estiveram para reunir com parceiros e operadores.


A presença nesta edição da FITUR Madrid assentou em três eixos estratégicos fundamentais: a criação de uma plataforma de negócios, potenciando reuniões B2B e oportunidades de internacionalização; a promoção integrada do destino, com foco nas múltiplas valências do Algarve, do sol e mar ao turismo cultural, de natureza, golfe, gastronomia e produtos endógenos; e o fortalecimento da marca Algarve, através de uma ação coordenada e em rede no mercado ibérico.

O stand do Algarve integrou ainda degustações de produtos endógenos, animação musical e a apresentação de iniciativas inovadoras.


A FITUR Madrid é um dos maiores certames internacionais de turismo, registando uma média de mais de 250 mil visitantes (entre público e trade), 9 500 empresas, cerca de 900 expositores e a representação de mais de uma centena e meia de países.


Refira-se que o mercado espanhol continua a assumir um papel estratégico para o turismo do Algarve, sendo um dos principais mercados emissores para a região, não só pela proximidade geográfica e facilidade de acessos, mas também pelo crescimento da procura ao longo de todo o ano.



Na continuidade desta estratégia de promoção em solo espanhol, a APAL e o Município de Albufeira preparam já a próxima ação, agendada para o dia 12 de fevereiro, com a realização de uma ação B2B que incluirá um workshop com parceiros locais, agentes de viagens e comunicação social, a decorrer em Sevilha.