“Albufeira faz parte da sua vida – Albufeira is part of your life” é o mote subjacente à apresentação da Estratégia de Desenvolvimento, promoção e captação de novos turistas, apresentada esta terça-feira, 9 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira, perante uma plateia constituída por representantes da autarquia, das freguesias, várias entidades representativas do concelho e os principais players ligados ao setor turístico.
O Salão Nobre da Câmara Municipal estava praticamente lotado. Nas primeiras filas sentados para assistir à apresentação da Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e captação de turistas para Albufeira, para além do presidente José Carlos Rolo, vereadores e presidentes de Junta de Freguesia, estavam, também, os presidentes da Região de Turismo do Algarve, da AHETA, da APAL, do NERA e o diretor do aeroporto de Faro.
Albufeira é um destino turístico de sol e mar, com uma localização estratégica no Algarve, a cerca de 30 minutos do aeroporto de Faro, um destino maduro, reconhecido a nível mundial e que concentra a maior oferta premium do Algarve, com um serviço de qualidade a nível do alojamento turístico (o maior número de hotéis 5 estrelas) e da restauração.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “o Sol e Mar continua e deve continuar a ser o principal foco da atividade turística, apesar de ser necessário diversificar o produto e criar condições para receber turistas ao longo de todo o ano, com vista a combater a sazonalidade”, que diz ser cada vez menos vincada, “e rentabilizar a base económica do concelho”. José Carlos Rolo refere a propósito que “a diversificação turística tem que ser uma realidade trabalhada com todos os stakeholders, concluindo que o Estudo hoje apresentado pelo IPDT – Turismo (especialistas em consultoria em turismo para empresas e destinos turísticos) não é um documento acabado, podendo sofrer alterações em função de circunstâncias imprevisíveis a nível económico, sanitárias, recorde-se o que aconteceu com o Covid, e internacionais, entre outras”. Ainda, no que diz respeito à diversificação do produto, recordou que os municípios de Loulé, Silves e Albufeira são candidatos a Geoparque da UNESCO, sendo que a concretização da candidatura irá promover a captação de novos turistas, nomeadamente o turismo científico e de natureza”.
No que respeita à apresentação da Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e captação de turistas para Albufeira foi referido pela IPDT, que após a realização do Diagnóstico, que resultou de diversas entrevistas realizadas com responsáveis da autarquia, residentes, agentes económicos, operadores internacionais, empresários e entidades com responsabilidades no setor, foi desenhado/definido um modelo de desenvolvimento turístico comprometido com o trabalho e cooperação intersectorial, um plano de ação com medidas relevantes, devidamente priorizadas no tempo, e uma política de marketing centrada na segmentação da comunicação, com vista a alcançar públicos de valor acrescentado. Os resultados turísticos, apesar da descida em algumas áreas, apresentam indicadores positivos, nomeadamente ao nível da descida, embora ligeira, da taxa de sazonalidade 41,5 em 2023 (-1.1p. face a 2019); aumento dos proveitos totais em 2022 - 486 M€ (+12% face 2019), entre outros que revelam a importância de se dar início a uma nova fase no turismo em Albufeira.
Pode consultar o documento aqui