A APAL - Agência de Promoção de Albufeira realizou uma sessão pública para apresentar o balanço do primeiro semestre de 2024. A iniciativa decorreu na AHETA, na passada terça-feira, dia 25 de junho, tendo contado com a presença de dirigentes, associados e parceiros.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira; Carla Simões, representante do Turismo de Portugal; Hugo Nascimento, diretor-executivo da Associação Turismo do Algarve; Vítor Neto, presidente do NERA; José Paulino, da Delegação Marítima de Albufeira; e Rodrigo Borges, em representação da ADHP, foram algumas das personalidades presentes.
Na sua apresentação, Desidério Silva, presidente da Direção da APAL, sublinhou que “este é um ano importante para a Associação, não só porque comemora o seu 20.º aniversário, como também porque temos procurado crescer em dimensão e em relevância, agregando associados e procurando implementar ações e estratégias que valorizem Albufeira e os negócios aqui existentes”.
Chamado a intervir, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, referiu-se à necessidade de haver uma maior exigência junto de todos os que vivem do setor turístico, recordando que Albufeira não pode perder a reputação de excelência conseguida ao longo dos anos. O autarca salientou, ainda, a importância de integrar a estratégia da APAL no novo Plano de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas, documento orientador que o município apresentou em abril.
Para Carla Simões, representante do Turismo de Portugal, a implementação de ações promocionais, em parceria com agentes do setor, entidades públicas, privadas ou associativas, deve obedecer a uma lógica de coordenação entre todos, pois a valorização dos territórios ganha com uma estratégia comum.
Um semestre com várias iniciativas
Olhando para o primeiro semestre, Desidério Silva destacou a nova imagem institucional da APAL, que resultou num novo posicionamento para reforçar a comunicação desta entidade junto dos associados e parceiros. Também nesse sentido, a APAL apresentou um novo website, onde dá conta do trabalho realizado. Na mesma data, foi apresentada a identidade visual do ‘VisitAlbufeira’, marca promocional da APAL, cujo novo website será lançado ainda durante este ano.
Realizado no dia 15 de fevereiro, o Dia de Albufeira em Sevilha foi outro dos momentos destacados. Esta ação contemplou um conjunto de iniciativas promocionais na capital andaluza, tendo reunido mais de 150 participantes, entre agências, operadores, imprensa e representantes locais.
A presença da APAL na BTL - Bolsa de Turismo de Albufeira foi igualmente mencionada. Para o dirigente, este continua a ser um ponto de encontro importante para o setor, tendo esta presença servido de suporte para muitos dos associados que ali promoveram os seus negócios. Foi possível desenvolver, num novo stand, várias ações promocionais relacionadas com o destino Albufeira. O certame acolheu também o lançamento do novo vídeo da APAL, focado nas potencialidades de Albufeira fora da época balnear.
Outro dos pontos apresentados foi o anuário da APAL - ‘Destino Albufeira’ -. Esta publicação dá a conhecer as atividades realizadas em 2023 pela Associação, bem como alguns dos projetos mais recentes implementados em Albufeira. São os casos da exposição subaquática ‘Art Reef by VHILS’, do Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, ou da candidatura do território Algarvensis à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.
A comemoração dos 20 anos da APAL, que decorreu a 19 de abril, teve uma referência especial. Neste dia, a Associação juntou centenas de participantes à volta de uma mostra de associados, e da conferência sobre os ‘Caminhos do Turismo’, marcada pela presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Esta celebração terminou com um animado jantar que juntou dirigentes, associados e parceiros. Um dos pontos altos da efeméride foi a criação da Bolsa de Estudo Carlos Silva e Sousa, em homenagem ao falecido autarca, que visa apoiar um estudante da Licenciatura de Turismo.
Ainda em abril, Desidério Silva destacou a Fam Trip direcionada ao mercado irlandês, que contou com a presença de 20 agentes de viagens e operadores da República da Irlanda e Irlanda do Norte.
Em maio, a Associação apostou no mercado do Porto e Norte de Portugal, através de um workshop realizado na Alfândega do Porto, com a presença de mais de 250 participantes.
Foi também em maio que mais de duas dezenas de associados acompanharam a ação promocional realizada nos Estados Unidos, através de um roadshow com paragem para workshops em Boston e Nova Iorque, com o objetivo de reforçar a aposta num mercado que valoriza a cultura e a natureza.
Desidério Silva recordou que a APAL desenvolve uma atividade promocional contínua, suportada pelos diferentes canais de comunicação, nomeadamente online, onde partilha e valoriza conteúdos relacionados com o destino e com os associados.
As próximas atividades
O dirigente deu a conhecer igualmente algumas atividades agendadas até ao final de 2024, nomeadamente a presença na Feira IFTM - Internacional & French Travel Market, em setembro; a realização de uma Fam Trip focada no mercado britânico, prevista para outubro; e a organização de uma conferência, prevista para novembro.
A apresentação do novo website do VisitAlbufeira, a divulgação do estudo encomendado à Universidade Algarve sobre a APAL e a implementação de campanhas de marketing digital, para impulsionar a época baixa, Natal e Fim de Ano foram também referenciados.
Desidério Silva concluiu a sua intervenção, realçando que a APAL reúne atualmente um total de 253 associados, estando empenhada em reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento do turismo e da economia de Albufeira.