Notícias

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira, numa ação de promoção no mercado português, participou pela primeira vez, de 2 a 5 de maio, na 6ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) na Guarda. Em 2018, esta Feira contou com cerca de 35 mil visitantes. Este ano, estiveram presentes cerca de 600 expositores e empresas de Portugal e Espanha, sendo a província de Corunha (Galiza) o destino convidado deste ano.
Esta Feira é considerada pelos promotores como uma “plataforma transfronteiriça no panorama ibérico” dos eventos ligados ao turismo e uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos.
A temática deste ano da FIT foi o “Turismo de interior” e a APAL, em conjunto com o Município de Albufeira, teve a presença de sete associados, cada um com as suas propostas e ofertas.
Estiveram fortemente presentes as empresas Garvetur, AP Hotels, 3HB Hotels, Luna Hotéis, Clube Albufeira e Apartamentos do Parque, a Algarexperience e a Dolphins Driven.

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira, apresentou-se com stand próprio na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a principal feira de turismo de Portugal, que se realizou de 13 a 17 de Março de 2019, na FIL, no Parque das Nações.

A Bolsa de Turismo de Lisboa é organizada pela Fundação da Associação Industrial Portuguesa, com 1150 expositores, recebeu um total de 77.000 visitantes durante os cinco dias de feira, e dos mais de 77 mil visitantes, 39 mil representaram os profissionais do sector e ainda 38 mil, consumidores finais.

A participação da APAL nesta feira com stand próprio, contou com a presença de 5 balcões como co-expositores, entre os quais estiveram representadas as empresas associadas Algarexperience, Asalgarve, Dolphins Driven, Glenridge, e MGM – Muthu Hotels. Contando ainda com a especial participação da MIMO Algarve, apresentando uma mesa de degustação nos dias profissionais, de forma a conhecer iguarias do Algarve aos visitantes do certame.

No entanto, e como um dos principais objectivos seria o contacto com a tour operação convidada pela BTL no âmbito do Programa Hosted Buyers, o stand da APAL contou ainda com os seus associados Balaia Golf Village, Megasport, Go2Algarve, Clube Albufeira, Falésia Hotel, Pine Cliffs, Apartamentos do Parque e Edifício Albufeira, para realizarem os seus contactos com os diversos operadores turísticos estrangeiros nas reuniões agendadas.

Do programa de eventos promovidos por Albufeira no stand do Algarve, a destacar a Apresentação do novo vídeo promocional do Destino Albufeira e a Assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município de Albufeira e a APAL no dia 13, e ainda a Apresentação do XVII Congresso do Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO), seguida de degustação da Mesa Vencedora das 7 Maravilhas à Mesa 2018, a Cataplana Algarvia, pela mão do Chef Henrique Leandro, no dia 14.

De 22 a 24 de Fevereiro, a APAL, participou na Feira Ferie For Alle, em Herning, na Dinamarca, de forma a promover-se no mercado Dinamarquês.

Com 61.319 visitantes, 377 stands e 754 co-expositores, representando um total de 1.131 expositores, a Feira contou com mais de 100 Destinos representados.

A APAL, em conjunto com o Município de Albufeira, apresentou-se com um stand partilhado com a Associação de Turismo do Algarve – ATA, bem como com a Região de Turismo da Madeira.

O mercado escandinavo ainda não se traduz num número significativo de dormidas no Algarve, no entanto a Dinamarca com 5,8 milhões de habitantes, representa um mercado que se encontra em crescimento, com um elevado poder de compra e que se reflete na sua forma de usufruto do destino na sua plenitude, representando um ganho tanto a nível hoteleiro como a nível do comércio local.

De 10 a 14 de Fevereiro, a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, em colaboração com o Turismo de Portugal, com a sua delegação no Canadá, os Empresários do Concelho e a TAP Portugal, organizou uma visita de familiarização a Albufeira para os principais Operadores de Golfe do Canadá.

A visita deste grupo de golfistas a Albufeira teve por objectivo mostrar as características do produto turístico de golfe não só do concelho, mas também do Algarve, e vem na sequência do Roadshow no Canadá realizado pela APAL, nos dias 25 e 27 de Outubro de 2018 em Montreal e Toronto.

A realização desta visita de familiarização foi uma forma de reforçar Albufeira e o Algarve naquele mercado, envolvendo os diversos campos de golfe do Concelho de Albufeira, mas também o mais antigo Campo de Golfe do Algarve, em Vilamoura, e teve ainda como objectivo mostrar o produto turístico, como é o caso da sua oferta hoteleira, a gastronomia e vinhos locais, as actividades de lazer, a animação nocturna, o património cultural, que são produtos cruciais para promover no mercado Canadiano que se centra principalmente nas estadias longas.

Entre os parceiros da APAL destacamos os Campos de Golfe de Albufeira, Balaia Golfe Village, Salgados Golf Course e Pine Cliffs Golf Course e em Vilamoura, o Anantara Vilamoura Golf Course, para além de reforçar o apoio do Grupo NAU Hotels & Resorts, na oferta da estadia no Hotel São Rafael Atlântico, que devido à sua excelente localização e conceito inovador, deixou sem dúvida os participantes desta Fam Trip, com vontade de regressar a Albufeira.

Durante a visita de familiarização, a APAL teve também o apoio dos seus associados Cabana Fresca, Churrasqueira Beirã, La Cigale, que a nível gastronómico apresentaram uma soberba diversidade de pratos que fizeram as delícias dos Operadores. Fora do Concelho, em Quarteira, o Hotel D. José também mostrou um pouco do seu esplendor com um almoço à beira-mar.

Esta visita de familiarização teve o apoio do nosso associado, Município de Albufeira e da colaboração do Sr. William Delgado, representante da Delegação do Turismo de Portugal no Canadá.

De referir que o potencial do mercado fala por si, apenas com uma ligação aérea direta, a região conseguiu atingir em 2018 cerca de 194.887 dormidas. Se existissem mais duas ou três companhias aéreas a voar para Faro com voos diretos, facilmente poderíamos atingir as 500.000 dormidas entre Janeiro e Abril, bem como 300.000, de Setembro a Novembro.

De 7 a 10 de Fevereiro, a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, promoveu-se no mercado Belga, com a participação de um stand em conjunto com um dos seus principais parceiros, o Município de Albufeira. Contando contando com 5 empresas participantes entre as quais a Garvetur, Visacar, Algarexperience, Dolphin Driven e Luna Hotels & Resorts, a feira contou com cerca de 100 mil visitantes e 350 expositores.

Com um stand de 36m2, Albufeira e Braga eram os únicos representantes de Portugal.

O mercado Belga está familiarizado com o destino e apesar dos Voos não serem diretos, não deixam de visitar o Algarve, revelando um interesse a nível histórico e cultural. Com uma grande expressão, o mercado é conduzido pelos principais Operadores Turísticos TUI e Corendon.

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira, numa ação de promoção no mercado irlandês, participou de 25 a 27 de Janeiro na Feira Holiday World Travel Show em Dublin. A Feira contou com cerca de 50 mil visitantes e 200 expositores.

Acompanhada por uma força de vendas constituída por 7 empresas associadas, entre as quais, a Algarexperience, Dolphins Driven, Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort, Balaia Golf Village, 3HB Hotels, Luna Hotels & Resorts e Clube Albufeira, das mais variadas áreas de negócio: animação turística, golfe, congressos e incentivos, hotéis, resorts, apartamentos, entre outras, a APAL, apresentou-se em Dublin, de forma a reforçar a notoriedade da marca Albufeira e do Algarve, junto do público, tendo em conta a importância que o mercado Irlandês representa, sendo um dos principais mercados, entrando no Top 5, traduzindo-se numa estadia média em 2018, de 5,8%.

No Aeroporto de Faro, a rota direta para Dublin é servida pela Ryanair e pela Aer Lingus, embora apenas a Ryanair ofereça voos para a capital irlandesa numa base diária. A frequência de voos diretos, porém, aumenta bastante com a proximidade do verão, altura em que ambas as companhias já terão (vários) voos de natureza diária para Dublin.

A British Airways, por sua vez, também oferece voos para Dublin, mas estes implicarão sempre uma escala, o que, tendo em conta o número de opções diretas, será certamente uma alternativa pouco prática.

O potencial do mercado fala por si, com rotas diárias para o Aeroporto de Faro, o cliente irlandês continua em crescendo com estadias de longa duração sendo um dos mercados eleitos pela APAL a investir com o objetivo de se alcançar um maior esbatimento da sazonalidade.