Notícias

Representantes de todos os órgãos sociais da APAL – Associação de Promoção de Albufeira, estiveram reunidos com o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, na passada semana. Em cima da mesa, vários assuntos que dizem respeito à dinâmica da cidade e da sua oferta turística. O objetivo passou por fazer chegar ao executivo municipal algumas das questões e assuntos inventariados junto dos associados. Segurança, época balnear, taxa turística, promoção e eventos foram alguns dos temas abordados.

A APAL pretende constituir-se como a voz dos empresários de Albufeira. Complementando a sua vocação associada à promoção do destino, a Associação pretende encetar um diálogo estreito e contínuo com a autarquia, de modo a fazer chegar algumas das principais preocupações dos empresários locais.

Atualmente com cerca de duas centenas de associados, a APAL é a maior associação empresarial do concelho de Albufeira e quer aproveitar esse estatuto para se constituir como parceira do município nas questões que mais afetam a atividade turística.

A segurança foi um dos temas abordados. A criação do Conselho Municipal de Segurança será uma realidade a curto prazo e um órgão importante para monitorizar a situação do concelho. A necessidade de aumentar o número de efetivos na época balnear, o aceleramento da vídeo-vigilância e o reforço da vigilância nas praias foram temas abordados. A este propósito, refira-se que está agendada para a primeira quinzena de junho, um Conselho Municipal de Segurança restrito que contará com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto.

De igual forma, a preparação da época baixa, nomeadamente do evento de fim de ano e de outros eventuais acontecimentos que possam dinamizar a cidade.

Ainda a questão da Taxa Turística cuja forma de implementação está a ser estudada, bem como a possibilidade de criação de uma comissão de acompanhamento para a implementação das verbas que dela resultem.

“Estamos consciente de que a atividade turística é o grande motor da economia local e é fundamental que exista um diálogo permanente entre a autarquia e o setor privado, de modo a que possam ser desenvolvidas as melhores estratégias para que o concelho se apresente cada vez mais atrativo, com base naquilo que são as novas premissas desta indústria que relevam fatores como a sustentabilidade, a identidade ou a autenticidade” refere Desidério Silva, atual Presidente da APAL acrescentando que “é preciso que os assuntos que aqui abordámos possam ter um acompanhamento permanente das entidades públicas e privadas locais para que valorizemos o nosso território”.

Para José Carlos Rolo, "a disponibilidade da autarquia é permanente, pois é necessário ouvirmos as diferentes perspetivas de quem participa ativamente na economia local de maneira a podermos planear e intervir de forma mais efetiva". O autarca referiu ainda que “os temas abordados são de grande importância e fazem parte das preocupações centrais do município, pois muitos deles ultrapassam claramente a vertente turística e estão presentes no dia a dia de quem aqui reside.”

APAL e Município pretendem continuar a promover encontros onde possam ser abordados temas centrais para o setor.

É já no próximo dia 19 de maio, que a Quinta do Canhoto acolhe o primeiro espetáculo do “Notas das Adegas”, um momento que promete muitas experiências marcantes para os verdadeiros apreciadores de vinho, bem como momentos musicais que conduzem o evento em diferentes direções.
promete dar aos visitantes a oportunidade de experienciar um verdadeiro puzzle de vinhos selecionados pelas suas qualidades aromáticas, sabores frutados e de castas originais e diferenciadas.
Do programa do evento constam, dois momentos musicais que favorecem a exploração dos sabores vinícolas. Às 21h30, atuam “Fado ao Piano”, um projeto intimista que junta a fadista Leonor Duarte e o pianista Daniel Delaunay, numa performance que liga a essência e as raízes do fado com influências românticas e de jazz e, às 22h30, DJ China que apresenta um set para acompanhar o convívio entre todos os participantes em torno de um bom vinho.
Os bilhetes já se encontram à venda em https://ticketline.pt/evento/notas-das-adegas-73648, pelo valor de 12 euros.

Está de regresso mais uma Grande Mostra de Vinhos de Portugal!
Após dois anos de interregno devido às restrições impostas pela pandemia, a Mostra volta a promover alguns dos melhores néctares nacionais, criando uma oportunidade única para, no mesmo espaço, degustar os sabores cada vez mais apreciados dos nossos vinhos. A presença de algumas das grandes marcas nacionais está garantida, assim como de algumas pequenas produções que não se encontram nos canais de venda habituais. Este é também um dos segredos do sucesso da Mostra, pois é uma excelente oportunidade para provar e adquirir novas marcas e referências.
A Mostra decorre entre os dias 12 e 14 de maio no EMA – Espaço Multiusos de Albufeira. No dia 12, as portas estão abertas entre as 15h00 e as 20h00. Nos dias 13 e 14, a Mostra encerra uma hora mais tarde, possibilitando que os apreciadores façam as suas provas entre as 15h00 e as 21h00. Gastronomia e música marcam também presença, esta última com a animação do Grupo Coral Casa do Alentejo Albufeira nos dias 13 e 14, às 17h30.
O evento conta ainda com um Concurso de Vinhos que irá premiar os melhores néctares presentes no certame.
A entrada para a Grande Mostra de Vinhos de Portugal é livre mas, para realizar as provas, deverá adquirir o copo oficial que custa apenas 5 euros.
Este é já um dos grandes certames do género a nível nacional, tendo contado na sua última edição com mais de uma centena de expositores e nove mil participantes.
Marque na sua agenda e venha descobrir a excelência dos vinhos portugueses!

É já este sábado que regressa a Albufeira mais um MotoFest. O evento é organizado pelo Moto Clube de Albufeira e inclui um programa recheado de atividades e demonstrações destinado aos amantes dos motores, onde a animação, a adrenalina e a música não vão faltar.
A abertura está marcada para as 14h00, mas é a partir das 15h00 que a velocidade se instala com os “Arranques de 50 CC” livres, seguindo-se os “Arranques de 125 CC” livres. Às 16h00, Jaque Stunt e NH Pina Stunt Team & “Trash Circus” apresentam-se na Avenida dos Descobrimentos e prometem deslumbrar os espetadores com as suas manobras arriscadas de stunt riding e os drifts ousados.
A Final “Arranques 50 CC” será às 17h15 e às 17h30 será a vez da Final “Arranques 125 CC”. A “loucura” vai continuar com a prova gastronómica, que testa as papilas gustativas dos participantes mais corajosos, intitulada “Asinhas infernais”, às 18h30, depois da entrega de prémios das competições, às 18h00.
Do programa consta ainda uma performance “Especial Sunset” com Jaque Stunt e NH Pina Stunt Team & Trash Circus, às 20h45, e uma hora depois, Ana Sofia Brito apresenta um espetáculo de fogo.
Haverá ainda tempo para receber o Encontro Internacional de Honda Goldwing com a "Parada das Nações”, onde mais de 150 motos irão atravessar a Avenida dos Descobrimentos.
A música este ano fica a cargo dos Peste & Sida, a banda de rock portuguesa que promete encher o recinto.
A entrada é livre!